terça-feira, 4 de novembro de 2014

sexta-feira, 18 de julho de 2014

quinta-feira, 3 de julho de 2014

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Orientação a Assistência


No Templo e Escola de Umbanda Luz da Aruanda – Teu Lar, possuímos um manual do médium e nele consta como o médium deve se comportar. O objetivo é padronizar e deixar todas as nossas regras bem claras aos participantes ativos do Templo.  Mas e a assistência?  Da mesma forma que em nossa corrente temos pessoas com idades e culturas diferentes a assistência também é assim e muitas vezes não tão fiel como o médium.

A oportunidade de conversar com uma entidade é única, por isto é recomendável que neste momento haja a maior concentração possível para que não haja dúvidas posteriores.  Seja verdadeiro e objetivo no seu propósito. Todos aqueles que vão a um templo buscando algo, devem manter o objetivo em mente e aproveitar todo o momento do local, conversas paralelas e pressa para ir embora não coincidem com o respeito e sacrifício.  Durante toda a permanência em nossa casa mantenha-se em prece sobre o seu objetivo. Também deve ser considerado o respeito com as demais pessoas que irão consultar-se, consultas demoradas não tem relação direta com a gravidade do problema e a solução depende do merecimento e não da intermediação exclusiva da entidade.  Algumas vezes a demora em agir reflete diretamente no tempo para a solução. Infelizmente não é raro vermos algumas pessoas demorando na consulta, indo embora logo em seguida e depois reclamando que nada aconteceu. 

Todos são bem vindos em nossos ritos, eles são totalmente gratuitos e a agradecemos caso haja interesse em contribuir com a nossa manutenção, para isto mantemos uma biblioteca, venda de livros, venda de alguns artigos e cursos.  Caso seja médium ativo de outro templo, por favor, verifique as regras do mesmo para que não haja problemas futuros e se veio procurar ajuda, veja se houve a conversa necessária com o sacerdote do seu Templo. Lembramos que pessoas interessadas em prejudicar a vida de outras pessoas não serão bem vindas.

Não permitimos a escolha da entidade, todas que estão na corrente são aptas à atividade e, caso o consulente tenha incorporado, não haverá consulta. Se este ato ocorreu, o consulente deve assumir o compromisso de desenvolvimento e, caso são seja desenvolvido, assumir o compromisso com um Templo.

Em nosso site mantemos as seguintes orientações disponíveis:

Use roupas condizentes com um ambiente religioso (evite decotes, roupas curtas, shorts e bermudas);

 * Cultive o silêncio;

 * Não fume;

 * Não pegue nada que não lhe tenha sido oferecido;

 * Não traga animais;

* Tomadas fotográficas e filmagens são proibidas nos recintos.

quarta-feira, 7 de maio de 2014

terça-feira, 22 de abril de 2014

Ser / Estar

Há algum tempo tenho pensado sobre situações que vejo com freqüência com pessoas que não sabem se são ou estão umbandistas.
Vejo claramente que há, dentro do universo dos médiuns umbandistas, dois grupos muito bem formados: os que são umbandistas e o que estão umbandistas.
Nessa minha ótica os que são umbandistas são aqueles que se entregam a religião sem medos ou amarras, ou seja, vivenciam sua fé, compartilham, estudam, evoluem como pessoa, absorvendo os ensinamentos e colocando-os em prática.
Estar umbandista, para mim, são aqueles médiuns que no fundo estão em uma relação de troca. Estou aqui para ser ajudado, estou aqui por que alguém quis, estou aqui porque é bonito, etc.
Estar é não ter a certeza das obras dos Orixás e Guias espirituais. É no fundo ser cético em relação a forma, conceitos e trabalhos realizados.
Normalmente os que estão umbandistas são os que somem ao primeiro sinal de provação de fé. E só para lembrar até Cristo teve sua provada, então o que dirá de nós meros aprendizes na seara divina.
Sejamos sempre para não estarmos, pois ao estarmos podemos não encontrar o bem maior que o Pai Celestial nos reservou que é a evolução espiritual e o conforto d´alma.
E você, já pensou se é umbandista ou está umbandista ?
Wahari
Membro do Templo e Escola de Umbanda Luz da Aruanda - TEU LAR

terça-feira, 8 de abril de 2014

sábado, 5 de abril de 2014

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Daqui a pouco no Teu Lar...

♪ Okêêêê Caboclo... eu já mandei chamar! ♫

O atabaque chama, o Caboclo dá seu brado e a emoção chega...

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Sexta-feira 04/04 as 20:00h, #umbanize-se

Rito de Batismo

 
Rito de batismo realizado no dia 30/03, cerimonia linda e cheia de emoção.  Parabéns a todos!
 











segunda-feira, 31 de março de 2014



Seminário Conscientização Mediúnica

Foto do seminário realizado no dia 30/03, foi um momento único de aprendizado e debate.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Alcool na Umbanda


 Principalmente para quem não conhece a Umbanda e seus mistérios, o uso de álcool nos rituais umbandistas sempre deixa dúvidas de sua funcionalidade e necessidade.
 Bem, temos que pensar que o álcool é o elemento que mais se aproxima do éter e por isso, consegue transmutar rapidamente, funcionando como excelente elemento de descarrego.
 Sendo assim, muito comum vermos caboclos, preto velhos, baianos, exus e pomba giras utilizando-se deste artifício para facilitar o atendimento e o trabalho desenvolvido na gira.
 Em minha opinião, a grande questão deveria ser a utilização de álcool pelos médiuns umbandistas em seus dias de folga.
 É sabido por todos os efeitos que o álcool produz sobre o corpo físico (dependência, cirrose, etc) e há também o efeito avassalador sobre o corpo espiritual.
 O álcool atrai os espíritos sem luz, fazendo com que eles se aproximem sempre de quem está bebendo. Imagina o estrago se essa pessoa for médium com uma maior abertura do seu campo espiritual.
 Desequilíbrios, insônias, vícios, perdas.....esses serão os efeitos causados nesse médium.
 É por esse motivo que evita-se o contato com álcool pois os estragos vão além do visível.
 Médiuns, seu dom mediúnico existe e te acompanha 24 horas por dia e não somente em dia de gira, portanto a responsabilidade de cuidar de sua aura e de sua integridade espiritual é totalmente sua e não pode ser repassada a ninguém.
 Lembre-se disso na próxima vez que for beber e haja de acordo com sua consciência.
Valdir Gregório (Wahari)